sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fundações: Capítulos 23-24


Image
Ficha XI.- LIVRO DAS FUNDAÇÕES –I 
Capítulos 23-24 

Começa o relato de uma nova fundação, a do “Mosteiro do glorioso São José del Carmen, na cidade de Sevilha”, com a primeira Missa no dia da Santíssima Trindade, 29 de Maio de 1575. A Madre interrompe a crónica com um breve retrato biográfico-espiritual do Padre Jerónimo Graciano. A finalidade histórica cede o passo à intenção pedagógica e mistagógica: aprender com os sucessos e vidas edificantes, descobrir o mistério de Deus nos acontecimentos e factos providenciais quotidianos e dá-lo a conhecer. ‘Historiar’ tudo para que permaneça sempre vivo e fresco na memória das gerações futuras.
Pistas de leitura 
1- Teresa tem as suas razões para dedicar todo um capítulo ao P. Jerónimo Graciano. Acha necessário recordar a circunstância histórica do seu encontro com ele pela situação que viviam então as comunidades de Descalços. A Providência de Deus assiste-os nas necessidades da Ordem elegendo e enviando uma pessoa ‘íntegra’ para levar para a frente a reforma (F 23,3.12-13; 24,1-2). É por isso que Graciano entra em cheio no relato. E, como novo Comissário Apostólico para Andaluzia, é quem (contrariando os desejos e projectos da Madre: F 24,4), lhe ordena levar para a frente a fundação de Sevilha. 

2- Como pano de fundo histórico, recordemos que aos avatares e exigências inerentes a toda a fundação se juntam, na de Sevilha, a desconformidade e os descontentamentos dos Calçados em relação a fundações de Descalços/as na Andaluzia (F 24 20); o desentendimento e incomunicação entre o Geral Rubeo e a Madre Teresa; e ainda a oposição do bispo Fernando de Rojas y Sandoval pela fundação de um novo mosteiro em pobreza (F 24,15-16). Com tudo isto terá de lidar a Madre nesta fundação1 


Para reflectir, rever a vida, interceder, agradecer, contemplar… 

1- Ler com atenção a descrição que Teresa faz de Graciano, a sua índole espiritual. Fazer uma lista de qualidades humanas e virtudes. Teresa pondera é o que admira. Tudo é dom do Senhor, a obra que Deus realizou na pessoa de Graciano para bem da Ordem. De tudo isso, o que é que destacaríamos? O que é que achamos mais importante ou necessário? Na nossa sociedade, na nossa realidade pastoral, quais as qualidades que hoje a Ordem exige aos carmelitas para enriquecer e comunicar o carisma herdado? 


Ficha XI.- LIVRO DAS FUNDAÇÕES – II 

2- No relato da vocação de Graciano, sobressai em tudo a Providência de Deus. Ele tem os seus planos, e os leva a cabo através de mediações e circunstâncias que parecem fortuitas, que escapam à consciência e à intenção inicial de Graciano: “Oh! Sabedoria e poder de Deus! Como é certo não podermos nós fugir ao que é a Sua Vontade!” (F 23,3). Como compreendemos hoje esta afirmação de Teresa? Descobrimos a Providência divina na nossa vocação, no nosso caminho de seguimento de Jesus, no discernimento da sua vontade na nossa vida? A que mediações damos valor? De quais sentimos falta? 

3- Teresa dedica vários parágrafos à presença e mediação da Virgem Maria (F 23,1-4-6.8-13). Reflecte, à luz destas afirmações, a tua própria experiência mariana. 

4- O relato das qualidades de Graciano como superior (F 23, 7.10) e a descrição da personalidade e comportamento do prior de Pastrana (23,9) revela-nos duas formas de governo: algo assim como ‘um ideal’ e uma desfiguração do ideal. - Debater o tema: as razões e as conclusões da Madre, e confrontá-las com a nossa experiência no exercício da autoridade (nas responsabilidades que nos tocam) ou com a nossa resposta teologal à autoridade que outros exercem como serviço na Igreja. 

5- Depois de longos parágrafos revelando a história e a intimidade de Graciano. Teresa justifica-se (F 23,11-13). Tem as suas razões para ‘fazer memória’ delas. - Reflectir sobre a importância da memória e do relato. Confrontá-lo com a nossa forma de compreender, viver e transmitir o carisma recebido de Deus, seja qual for o estado de vida. Pode inspirar um momento de oração e de louvor. 

6- Teresa, com espírito de fé, cede perante as exigências do novo Comissário Apostólico para a Andaluzia. Renuncia à fundação de Caravaca (contra o seu parecer, revelações particulares e desejos) e obedece a Graciano (F 24,4). Compartilhar as nossas dificuldades perante o discernimento da vontade de Deus, perante o reconhecimento e a obediência a Deus nas suas mediações. 


Ficha XI.- LIVRO DAS FUNDAÇÕES – III 

7- A Santa relata as fundações contando os inconvenientes ou peripécias do caminho. Fá-lo com muita vivacidade e humor (F 24,5ss). Não faltam episódios daqueles oito dias de caminho. A eles se acrescenta “mais de um mês” de espera da licença para fundar. Uma espera amassada com paciência nos dias mais duros do verão andaluz2. Mas Teresa nunca perde ocasião para tirar sempre um ensinamento, alguma aplicação à vida espiritual ou um motivo para descobrir a Providência e o próprio ser de Deus. - Quais são os que descobres nestes dois capítulos? Para meditar e partilhar: “Sua Majestade dá sempre os trabalhos com piedade” (F 24,11). 


8 - A Madre pondera as qualidades das irmãs que leva como fundadoras. A segurança e fortaleza que lhe inspira a virtude provada das suas monjas. – Somos receptivos e agradecidos para com as qualidades e virtudes dos outros? – Sentimo-nos amparados, edificados, estimulados pelos irmãos? – Sabemos compartilhar ideais, tarefas ou responsabilidades, confiando nos outros? – Que atitudes e virtudes deveríamos cultivar mais para viver a fraternidade e confiança mútua nos nossos projectos comunitários/familiares? 




1(Cf. T.ALVAREZ, Comentarios al libro de las “Fundaciones” de Santa Teresa de Jesús. Monte Carmelo, Burgos 2011, 117-121) 
2 A leitura desta fundação pode completar-se com a descrição pormenorizada e amena do P. Efrém da Mãe de Deus e O. Steggink, em Tiempo y vida de Santa Teresa, BAC, Madrid 1968, P II, nº 386-411. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário