segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fundações: Capítulos 4-5

Fundações: Capítulos 4-5
I

Para reflectir, rever a vida, interceder, agradecer, contemplar…
Perguntas ao texto: - Que nos diz Teresa?

Capítulo 4. Avisos de mercês que o Senhor faz e como acolhê-las com proveito.
1. – Quais são os dons que o Senhor oferece às irmãs? (F 4,5-8).
2. – Como são as mercês que o Senhor faz? (F 4,2)
3. – Porque é necessário, para Teresa, reflectir sobre as mercês que Deus dá? (F 4,5.6).
4. – Como se podem acolher os dons de Deus de modo inadequado? (F 4,2.4) e como se acolhem com proveito? (F 4,1.4.5)?

C.5: Harmonia entre vida de oração e serviço.
1. – Onde se encontra a substância da perfeita oração (F 5,2) e como se adquire (F 5,3)?
2. – Um dos frutos do aproveitamento da vida de oração e serviço é a verdadeira liberdade de espírito. Como a descreve Teresa em F 5,7?
3. – Como harmonizar oração e obras (F 5,5) e qual a sua chave de integração (F 5,16)?
4. – De que obras fala Teresa como susceptíveis de prevalecer sobre a oração (F 5,3) e que vantagens oferecem a esta (F 5,9)?
5. – Como recomenda viver a obediência de modo a ser-nos proveitosa, em F 5,17?
6. – Quais os enganos que impedem a harmonia entre oração e obras em F 5,6.1316?
7. – Contra que preconceito Teresa afirma: «até mesmo na cozinha, etc…» (F 5,8)?
8. – É verdade que, segundo Teresa, é-nos mais proveitoso passar longo tempo em oração do que o serviço bem realizado (F 5,17): sim / não, porquê?

Perguntas para meditação. Que me diz o texto? Escolher um tema ou dois para a reflexão:

Actualidade dos dons de Deus. – Podes evocar como são as experiências actuais autênticas, próprias ou alheias, de dons extraordinários, como visões, locuções ou oração contemplativa? Reconheço-me como pessoa a quem Deus poderia oferecer tais dons?

Ser alicerce da comunidade dos crentes. Todos conhecemos pessoas que foram alicerce da nossa vida cristã. – Podes mencionar experiências, atitudes, palavras de pessoas cristãs que te fizeram sentir alicerçado nalguma verdade cristã?
- O que é que eu teria de ser ou fazer para me tornar alicerce da comunidade eclesial?

Os dons, sementes em crescimento. – Podes recordar casos de pessoas, na tua vida ou na Bíblia, que souberam acolher e corresponder de modo adequado aos dons de Deus?
II

Discernimento de experiências. - Que sinais tens para saber se uma pessoa que te narra uma experiência de locução, visão ou contemplação é produzida por ela própria?
A oração perfeita. – Como poderíamos alimentar a oração perfeita: oração-obras-liberdade?
Harmonia entre oração e serviço. – Que luzes me deu Teresa para harmonizar a minha vida de oração e serviço?
O serviço em função da oração. – Como viver o trabalho de maneira que não me distraia mas alimente a minha vida de oração?
Os enganos a respeito da oração e serviço. – Quais são actualmente os conceitos errados que dificultam a harmonia entre a vida de oração e o serviço?

Celebração: O que é que o texto me faz dizer a Deus?

Oração teresiana face ao temor a estarmos enganados perante experiências sobrenaturais falsas:
«Se vemos, Senhor meu, que nos livrais muitas vezes dos perigos em que nos metemos, ainda mesmo para nos pormos contra Vós, como não acreditar que haveis de livrar-nos quando não pretendemos mais do que contentar-Vos e regalar-Vos?» (F 4,4)

Oração teresiana para pedir uma adequada disposição para receber os dons de Deus:
«Valha-me Deus! Que desculpas tão rebuscadas e que enganos tão manifestos! Quanto me pesa, meu Deus, de ser tão ruim e tão pouco capaz de Vos servir! Bem sei que é minha culpa se me não fazeis os mesmos favores que aos meus antepassados. Deploro a minha vida, Senhor, quando a confronto com a deles, e não o posso dizer sem lágrimas. Vejo que tenho perdido os seus trabalhos e que, de modo algum, me posso queixar de Vós!» (F 4,7).

Oração para pedir o dom da harmonia entre a nossa vida activa e contemplativa:
«Oh! Senhor, que diferentes são os vossos caminhos das nossas grosseiras imaginações! E como, de uma alma já determinada a amar-Vos e abandonada nas Vossas mãos, não quereis outra coisa que obedeça e se informe bem do que é mais serviço Vosso e isso deseje! Não precisa de procurar os caminhos nem de escolhê-los, pois já a sua vontade é Vossa. Vós, Senhor meu, tomais esse cuidado de guiá-la por onde mais lhe aproveite. E, ainda que o prelado não cuide do nosso aproveitamento espiritual, mas que trate mais das conveniências da comunidade, Vós, meu Deus, disso cuidais e ides dispondo a alma e as ocupações de maneira que, sem entender como, nos achamos com tanto espírito e tão grande aproveitamento, que nos deixa depois espantadas» (F 5,6).

Oração teresiana de consolação para o orante ocupado no serviço:
«Ó Senhor meu, que força tem sobre Vós um suspiro de dor saído das entranhas por vermos que, não só estamos neste desterro, mas que nem sequer nos dão tempo para estar a sós gozando da Vossa presença!» (F 5,16).

Formula a tua própria oração para pedires a Deus que te ajude a converter em vida a maior compreensão que te deu a leitura destes capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário